Arquiteto Vinicius Matias 

CAU: A154683-0

Cel.: (31) 9 9252-1683

viniciusmatiasarq@gmail.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

©2019 - VINICIUS MATIAS ARQUITETURA - Todos os Direitos reservados

Projeto Arquitetônico

O que é e para que serve?

O que é?

Projeto arquitetônico, é um projeto de edificação seja ela residencial ou comercial. Feito por arquitetos, é o "documento" base de toda obra, é por ele que se inicia todo o trabalho.

É em cima do arquitetônico que outros projetistas trabalham. 

Para que serve?

É através de um projeto arquitetônico que o arquiteto irá projetar a edificação do cliente seguindo suas demandas / necessidades, como por exemplo:

Imagine a seguinte situação?

Você comprar um terreno e quer construir um casa neste. Por onde começar? A resposta é: Contratando um arquiteto para desenvolver um projeto arquitetônico.

É nele que o profissional irá desenvolver sua casa, seguindo seu programa de necessidades, quantidade de cômodos, área, quantos banheiros, terá piscina?, vaga para quantos carros e outros detalhes. É importante descrever tudo o que você deseja a seu arquiteto.

Com essas informações, ele iniciará o que chamamos de ESTUDO PRELIMINAR, que nada mais é que um conjunto de desenhos, plantas, perspectivas e esquemas. Todo este material é um compilado do seu programa de necessidades só que agora em forma de projeto. 

Nesta etapa será lhe apresentado a proposta de planta da casa, contendo a organização dos ambientes, acessos, aberturas, implantação no terreno, orientação solar, dimensões e layout dos mobiliários.

Exemplo de Planta Layout

Exemplo de Perspectiva

Depois da apresentação do estudo preliminar, o cliente e arquiteto discutem sobre possíveis alterações e depois de tudo pronto e aprovado, é desenvolvido então o ANTE-PROJETO / PROJETO LEGAL  que é a compilação final do produto contratado.

O projeto arquitetônico é constituído por vários desenhos, entre eles:

  • Planta localização;

  • Planta de situação;

  • Planta baixa de todos os pavimentos;

  • Cortes Longitudinais e transversais;

  • Elevação das fachadas;

  • Cálculo de áreas;

  • Tabela de Esquadrias;

Tudo isso é formatado, impresso e assinado pelo cliente e arquiteto, que passa a ser o responsável técnico pelo projeto.  

Agora depois de pronto, o projeto deve ser encaminhado para aprovação no órgãos competentes como a prefeitura de sua cidade, este será submetido a avaliação para julgar se o mesmo está de acordo com as as leis de sua cidade. Se aprovado é emitido o alvará de construção, que é o documento que autoriza o inicio da obra.

Confuso e complicado neh! Mas não se preocupe, estou aqui para lhe guiar nessa etapa e trabalhar para juntos ajudar você a resolver essa situação, criando um belo projeto, que satisfaça suas necessidades, que seja funcional e dentro das normas e parâmetros legais. 

Entre em contato comigo, para agendarmos uma conversar e estudar o seu caso em particular. Será um prazer lhe atender!

Vamos juntos!

Abraços 

Vinicius Matias

Arquiteto Urbanista