

Projeto Arquitetônico
O que é e para que serve?
O que é?
Projeto arquitetônico, é um projeto de edificação seja ela residencial ou comercial. Feito por arquitetos, é o "documento" base de toda obra, é por ele que se inicia todo o trabalho.
É em cima do arquitetônico que outros projetistas trabalham.
Para que serve?
É através de um projeto arquitetônico que o arquiteto irá projetar a edificação do cliente seguindo suas demandas / necessidades, como por exemplo:
Imagine a seguinte situação?
Você comprar um terreno e quer construir um casa neste. Por onde começar? A resposta é: Contratando um arquiteto para desenvolver um projeto arquitetônico.
É nele que o profissional irá desenvolver sua casa, seguindo seu programa de necessidades, quantidade de cômodos, área, quantos banheiros, terá piscina?, vaga para quantos carros e outros detalhes. É importante descrever tudo o que você deseja a seu arquiteto.
Com essas informações, ele iniciará o que chamamos de ESTUDO PRELIMINAR, que nada mais é que um conjunto de desenhos, plantas, perspectivas e esquemas. Todo este material é um compilado do seu programa de necessidades só que agora em forma de projeto.
Nesta etapa será lhe apresentado a proposta de planta da casa, contendo a organização dos ambientes, acessos, aberturas, implantação no terreno, orientação solar, dimensões e layout dos mobiliários.

Exemplo de Planta Layout
Exemplo de Perspectiva
Depois da apresentação do estudo preliminar, o cliente e arquiteto discutem sobre possíveis alterações e depois de tudo pronto e aprovado, é desenvolvido então o ANTE-PROJETO / PROJETO LEGAL que é a compilação final do produto contratado.
O projeto arquitetônico é constituído por vários desenhos, entre eles:
-
Planta localização;
-
Planta de situação;
-
Planta baixa de todos os pavimentos;
-
Cortes Longitudinais e transversais;
-
Elevação das fachadas;
-
Cálculo de áreas;
-
Tabela de Esquadrias;
Tudo isso é formatado, impresso e assinado pelo cliente e arquiteto, que passa a ser o responsável técnico pelo projeto.
Agora depois de pronto, o projeto deve ser encaminhado para aprovação no órgãos competentes como a prefeitura de sua cidade, este será submetido a avaliação para julgar se o mesmo está de acordo com as as leis de sua cidade. Se aprovado é emitido o alvará de construção, que é o documento que autoriza o inicio da obra.
Confuso e complicado neh! Mas não se preocupe, estou aqui para lhe guiar nessa etapa e trabalhar para juntos ajudar você a resolver essa situação, criando um belo projeto, que satisfaça suas necessidades, que seja funcional e dentro das normas e parâmetros legais.
Entre em contato comigo, para agendarmos uma conversar e estudar o seu caso em particular. Será um prazer lhe atender!
Vamos juntos!
Abraços
Vinicius Matias
Arquiteto Urbanista
